A tecnologia de elemento filtrante Biomicron® protege contra a deterioração do diesel Como os filtros de diesel protegem seus motores e tanques contra invasões microbianas

Os motores diesel modernos têm uma circulação de combustível muito alta. Isso significa que o combustível passa pelos filtros instalados e apenas uma parte é queimada. O excesso de combustível que é condicionado pelos filtros é direcionado de volta para o tanque de combustível. A carga microbiana nesse fluxo de retorno é significativamente reduzida pela tecnologia Biomicron®. Dessa forma, a carga de microorganismos no tanque de combustível é reduzida gradualmente. Isso beneficia todo o sistema de combustível.

Máquinas móveis e veículos comerciais estão sujeitos às condições de trabalho mais difíceis em todo o mundo. O condicionamento ideal do combustível diesel significa que seus veículos funcionarão sem problemas. Ao mesmo tempo, você protegerá o motor e toda a estrutura de acionamento contra danos.

Livre de micróbios: filtros de diesel potentes para um sistema de combustível saudável

O que é a deterioração do diesel?Proteja suas máquinas do perigo invisível

As consequências da deterioração do diesel: sistemas contaminados com micróbios são menos eficientes. Os filtros precisam ser trocados com maior frequência. As necessidades de manutenção aumentam, desperdiçando recursos valiosos.

Mas por que isso acontece? Essa contaminação microbiana afeta sistemas de tanques, sistemas de motores e sistemas de combustíveis em máquinas, principalmente máquinas que têm períodos de inatividade (por exemplo, unidades de aluguel, frotas de leasing, colheitadeiras usadas sazonalmente ou geradores de energia de emergência movidos a diesel). Petrodiesel e óleos pesados são usados com mais frequência, o que favorece o bug do diesel. A deterioração do diesel é a contaminação microbiana do diesel que pode ser classificada como bioincrustação clássica. Bactérias e fungos se unem em um filme viscoso ou flocos e formam o que é conhecido como biofilme. Isso ocorre em todas as superfícies e interfaces e danifica os materiais circundantes.

Isso é relevante principalmente ao condicionar fluidos com filtros de fluido, por exemplo filtros de combustível. Nesse caso, o crescimento geralmente ocorre devido à entrada de água. O biofilme se acumula entre a água e o combustível. As bactérias formadoras de biofilme criam um filme semelhante a lodo e colonizam a camada limite do fluido.

Como combater a deterioração do dieselOs elementos filtrantes de diesel Biomicron® previnem o crescimento microbiológico

Água livre em tanques estimula o crescimento microbiano na forma de bactérias, fungos e microorganismos. Para resolver tudo isso ao mesmo tempo, a HYDAC desenvolveu uma tecnologia inovadora de elemento filtrante com proteção tripla.

Biomicron® oferece 3 benefícios em 1:

  • Filtração de partículas: o combustível é mantido o mais limpo possível com filtração confiável de partículas.
  • Separação de água: a água livre é separada de forma eficiente para evitar que o biofilme se espalhe.
  • Autoproteção contra o crescimento microbiano: os materiais filtrantes totalmente sintéticos e o design do elemento de dois estágios evitam a infestação microbiana no próprio filtro. Ao mesmo tempo, todo o sistema de combustível, incluindo o tanque, é condicionado.

Como a tecnologia de elemento filtrante funciona?
Mecanismos de separação, como inércia, difusão, eletrostática e forças de adesão no elemento filtrante aprisionam os microrganismos depositados no tanque de combustível. A tecnologia Biomicron® interrompe o metabolismo celular, impedindo o crescimento microbiológico. A estrutura do elemento de dois estágios tem um efeito de coalescência e cria uma barreira hidrofóbica para a separação da água. Biomicron® está disponível em diferentes classificações de filtração (5, 7, 10, 30 µm).

Entre em contato conosco agora

Soluções HYDAC

Pré-tratamento de diesel HDP HYDAC

Pré-filtração confiável para o seu combustível: nosso HDP protege os fabricantes e operadores de veículos contra defeitos operacionais, falhas e chamadas de serviço caras. Com a solução de descarga “Plug and Play”, ele desidrata seu sistema de combustível independentemente do operador e de forma totalmente automática durante a operação do lado da sucção (HDP HighTech). Também está disponível como uma solução dependente do operador (HDP BestCost). Projetado como um pré-filtro absorvente, o HDP protege todas as bombas e componentes do sistema de combustível contra água e contaminação.

Tratamento principal de diesel HDM HYDAC

Alta capacidade de retenção de contaminação, tamanho compacto e descarte ecologicamente correto: o sistema de filtro de copo HDM atende a todos esses requisitos do mercado. Filtra seu diesel e biocombustível de forma confiável no fluxo principal. O HDM atinge facilmente classes de limpeza de 12/9/6, mesmo quando há vibrações do motor e mudanças de carga. Além da série padrão, desenvolvemos módulos de filtro principal personalizados mediante solicitação.

HYDAC Dieselmicron®

O elemento filtrante Dieselmicron® oferece separação de água, independentemente do nível de contaminação, junto com excelente separação de partículas. O projeto em dois estágios torna isso possível. Meios filtrantes totalmente sintéticos permitem altas capacidades de retenção de contaminação e coalescência constante. Em um segundo estágio, as gotas de água aumentadas são separadas de forma confiável pela camada de barreira hidrofóbica no tubo do filtro.

Mais informações sobre o HYDAC Dieselmicron®

Suas vantagens Filtros de diesel HYDAC contra a deterioração do diesel

Nossa tecnologia de elemento filtrante combate o crescimento bacteriano com uma função tripla exclusiva.

Combatendo o crescimento bacteriano

Nossa tecnologia de elemento filtrante funciona com uma função tripla exclusiva: filtração de partículas, separação de água e proteção do filtro contra crescimento bacteriano com meio filtrante inovador.

Biomicron® combate o crescimento bacteriano em filtros durante toda a vida útil do elemento.

Redução das trocas de elemento

Biomicron® combate o crescimento bacteriano em filtros (por exemplo, a deterioração do diesel) durante toda a vida útil do elemento. A expectativa de vida dos filtros em sistemas contaminados com micróbios é aumentada graças a elementos que são capazes de protegê-los.

A disponibilidade da máquina é aumentada com a filtração confiável de partículas e separação de água.

Disponibilidade da máquina

A disponibilidade da máquina pode ser aumentada graças à filtração confiável de partículas, mesmo em máquinas sazonais.

Perguntas frequentes

O que significa a deterioração do diesel?

O termo deterioração do diesel refere-se à contaminação microbiana do diesel e pode ser classificado como bioincrustação clássica. Microrganismos crescem em superfícies e danificam os materiais. Uma película ou flocos semelhantes a lodo de diferentes organismos, como bactérias e fungos, são formados. O biofilme formado cresce em todas as superfícies e interfaces.

A superfície do filtro fica obstruída pelo biofilme. O resultado: a pressão diferencial aumenta e o combustível se torna mais corrosivo. O crescimento na interface entre a água e o combustível aumenta quando a água entra no sistema de combustível. Um filme semelhante a lodo se forma, variando em espessura. O biofilme é causado por bactérias que povoam a camada limite do fluido e se alimentam dos nutrientes do combustível. Os organismos sobrevivem mesmo em condições ambientais tão extremas devido ao biofilme, pois ele forma uma proteção contra o estresse mecânico. Geralmente, o filme tem formação irregular, criando zonas aeróbicas e anaeróbicas. Isso cria um habitat para uma grande variedade de organismos e estimula a troca de genes entre as bactérias. A colônia se adapta rapidamente às novas condições e se torna cada vez mais resistente aos biocidas. Isso faz com que as bactérias em um biofilme sejam mais capazes de sobreviver e mais resistentes ao estresse externo. Além disso, a deterioração do diesel aumenta a acidez do combustível e leva a ataques corrosivos mais fortes aos componentes.

Como a deterioração do diesel se forma?

A deterioração do diesel surge quando bactérias produtoras de biofilme aderem a uma superfície, como a superfície de um elemento filtrante. Isso envolve bactérias individuais aderindo à superfície. As forças motrizes dessa atração entre as bactérias são: forças de Van der Waals, atração eletrostática, formação de pontes de hidrogênio e outros processos físico-químicos. Essas forças também são os principais fatores responsáveis pela formação e coesão da estrutura da matriz. A formação da matriz dá origem às propriedades características e aparência típica de um biofilme. Para que uma matriz estável se forme, bactérias formadoras de biofilme devem colonizar uma superfície. Inicialmente, elas fazem isso se espalhando por toda a superfície lado a lado. Depois de terem povoado toda a área, os organismos começam a crescer uns sobre os outros em múltiplas camadas.

Substâncias poliméricas extracelulares (EPS) são cruciais para a coesão desta matriz de várias camadas. Essas substâncias são biopolímeros que envolvem os organismos. Elas se originam nos próprios organismos, pois são produtos metabólicos de bactérias ou restos de organismos mortos. Elas são compostos de polissacarídeos, proteínas, glicoproteínas, glicolipídios, DNA extracelular e outros ácidos nucleicos. Os biopolímeros envolvem cada célula bacteriana, mantendo-as juntas para formar uma estrutura composta firme, tridimensional e heterogênea. É isso que compõe o biofilme. Ele tem a aparência de lodo. O biofilme mantém os microrganismos juntos e permite uma fixação estável a uma superfície. Essa estrutura fornece aos organismos uma excelente proteção contra influências externas. Os únicos processos que ocorrem dentro da estrutura do EPS são os processos de difusão e convecção, para suprir as células bacterianas com substratos. A estrutura heterogênea permite fluxos de convecção. Além disso, os próprios EPS servem como fontes de nitrogênio, carbono e fosfato. Apesar de tudo isso, há um limite para a espessura de um biofilme. Isso ocorre porque, à medida que a espessura do filme aumenta, há falta de oxigênio ou substrato em alguns lugares. A consequência: os organismos morrem e partes do biofilme se soltam. As forças de cisalhamento geradas pelos fluxos de fluido desgastam as camadas superiores. Esses processos combinados trazem um equilíbrio entre o crescimento e a erosão do biofilme.

 

Quais são os organismos da deterioração do diesel?

Os organismos da deterioração do diesel são germes ambientais que vivem na água, ar e solo.
Os microrganismos têm uma taxa de crescimento exponencialmente alta. Isso significa que a deterioração do diesel progride rapidamente da infecção inicial para danos ao maquinário e aos filtros de combustível.
 
Organismos geralmente encontrados a deterioração do diesel são:

  • Bactérias: Bacillus subtilis, Bacillus licheniformis, Pseudomonas aeruginosa
  • Fungos: Hormoconis resinae
  • Leveduras: Yarrowia tropicalis

Como é possível notar a deterioração do diesel?

A deterioração do diesel pode ser detectado com os seguintes sinais:

  • Odor desagradável, pútrido
  • Combustível turvo
  • Descoloração do combustível (amarelo, verde, marrom)
  • Sedimentação viscosa no combustível
  • Resíduo viscoso em filtros
  • Resíduo viscoso em peças que transportam combustível

Quais são as consequências da deterioração do diesel?

As consequências da deterioração do diesel são enormes no que diz respeito ao consumo de combustível. Ele pode causar danos graves em componentes metálicos. Os microrganismos dissolvem e aumentam a corrosão nos metais. Os efeitos desse tipo de corrosão nas paredes metálicas dos reservatórios podem ser explicados com o exemplo de um tanque de combustível.

A degradação do material no metal causa reentrâncias em certos pontos. Isso tem consequências para os componentes que entram em contato com o biofilme. Outro problema é a acidificação do combustível causada pelos produtos metabólicos dos microorganismos. Estes consistem em ácidos e radicais livres que auxiliam nos processos químicos de oxidação e hidrólise no combustível. Isso faz com que a acidez do diesel aumente para um nível inaceitável em questão de dias. Quando ocorre bioincrustação em sistemas de combustível, as linhas de combustível e os filtros ficam entupidos.

Um problema particular é que, quando o filtro fica entupido, nem sempre é um processo gradual. Obstruções agudas dos filtros também podem ocorrer se a biomassa for sugada para o tanque de combustível. Isso resulta na queda drástica da vazão e no aumento da pressão diferencial. Isso significa que o motor de combustão não é mais abastecido suficientemente com combustível. Como resultado, o motor não dará mais partida ou ocorrerão danos graves aos componentes da máquina durante a operação (por exemplo, danos por cavitação nas bombas de baixa e de alta pressão). As estruturas bacterianas livres podem levar à clássica bioincrustação na superfície do filtro, com as mesmas consequências de longo alcance.

Download Aprenda tudo o que você precisa saber sobre nossos filtros e elementos filtrantes de diesel: a melhor maneira de proteger seus sistemas de combustível contra a deterioração do diesel.

Contato HYDAC

Nossos especialistas terão prazer em orientá-lo sobre a deterioração do diesel e como você pode evitá-lo com a tecnologia eficaz do elemento filtrante Biomicron®.

Entre em contato conosco agora

Mais artigos de revista sobre esse tema

Filtração de diesel na indústria de mineração
Tópicos e Produtos
| 2 minutos
Proteção de Diesel HYDAC